Moda e Negócios

SUA IMAGEM VALE
MAIS QUE MIL PALAVRAS

Por Miríam Contti.

Talvez você nunca tenha parado para pensar dessa forma. Você começou seu negócio e na sua mente você precisava ter um bom produto, preço competitivo, uma rede social, um site e pronto, hora de vender! Mas o que eu tenho para te dizer é que o patrimônio mais importante do seu negócio, capaz de converter seus potenciais clientes em verdadeiros clientes é você mesmo. Entenda, embora você tenha um bom produto ou serviço, tenha preços atrativos no fim as pessoas compram de pessoas.

Tenho certeza que você fechou vários negócios porque o vendedor transmitiu confiança de que aquele era um bom negócio. Ou quando não o vendedor era muito legal e solicito e embora o produto fosse até mais caro naquela loja, você preferiu fechar pelo atendimento. Isso acontece porque criou-se uma conexão emocional e um outro tipo de conexão que talvez você desconheça, mas ela existe e é responsável por acertar em cheio a mente do seu cliente.

A nossa mente é dividida de duas formas 5% é sua mente consciente e 95% é o seu inconsciente, lugar onde se concentram suas crenças, emoções, traumas, percepções, cultura, tudo que você ouve, assimila e seu histórico de vida ficam gravado lá. A comunicação, ou a maior parte dela, é percebida pelo nosso cérebro levando em consideração toda essa bagagem armazenada dentro dos 95% – o inconsciente.

 

Comentários

    Talvez você não saiba, mas o nosso cérebro é uma ferramenta incrível e ela gosta de poupar tempo, e ao longo da nossa evolução o nosso cérebro foi criando atalhos, conexões muito rápidas com o objetivo de ajudar você a tomar decisões na mesma velocidade. Com apenas poucos segundos seu cérebro é capaz de fazer uma leitura, um scanner de toda a mensagem visual que ele está captando e fazer um julgamento que desencadeiam emoções, ações, percepções, ativam crenças. Os sinais da comunicação não verbal estão ligados ao nosso sistema límbico que é o responsável por nossas respostas emocionais.

    Segundo o psicólogo e pesquisador Albert Mehrabian, autor da regra da primeira impressão, diz que a concentração da nossa atenção está em 55% na comunicação não verbal: gestos, roupa, postura, expressões, ambiente, etc, 38% a comunicação vocal: entonação da voz, volume, ritmo, etc e 7% a mensagem propriamente dita. Embora hoje haja discordância sobre os resultados da pesquisa, afinal na época em que foi realizada seguiu-se uma série de restrições e limitações, embora o estudo seja de extrema importância pois fundamenta a questão de sermos seres extremamente visuais, na conclusão dessa pesquisa notou-se que quando há um conflito entre a forma como as pessoas comunicam as suas emoções com as palavras e as mensagens não verbais (o que diz respeito a aparência, a postura e expressões corporais, o contexto, forma de se expressar) nós tendemos a acreditar nas mensagens não verbais mesmo que essa mensagem seja equivocada. Sabe quando o seu marido fez algo que você não gostou e ele te pergunta: “O que foi amor? E você responde: “NADA!”. Embora a mensagem diga a ele que não há nada acontecendo, você responde de braços cruzados, olhos virados, pezinho batendo no chão e aquela leve virada de cabeça. Fica claro para ele, que com certeza tem alguma coisa de errado! Mesmo ele não tendo a menor ideia do que seja, ele sabe que fez alguma coisa para você ter respondido assim! E é nesse sentido que a pesquisa se refere.

    Ok, mas o que isso tem a ver com o seu negócio? Quando eu disse que pessoas compram de pessoas e que criamos conexões emocionais com nossos clientes, talvez a forma como você esteja fazendo isso esteja equivocada, criando um ruído na sua comunicação. E entender que você pode usar de uma estratégia para criar essas conexões, criar percepção de valor, gerar desejo e o principal, aparar toda e qualquer “falha” que gere dúvida na mente do seu cliente, vai te ajudar a encurtar o caminho entre o interesse pelo que você vende e a venda fechada. E o nome que se dá para a construção dessa estratégia é o branding pessoal.

    O Branding pessoal ou personal branding, é a estratégia de construir e gerenciar uma imagem consistente e positiva de si mesmo no mercado. Esta técnica vem se tornando cada vez mais relevante em um mundo altamente competitivo, onde a percepção que os outros têm de nós pode ser decisiva para o sucesso profissional. E uma parte importante do branding pessoal é a comunicação não verbal, que envolve a forma como nos expressamos sem palavras.

     

    A comunicação não verbal engloba diversos aspectos, como a postura corporal, o tom de voz, o contato visual, o aperto de mão e a aparência física. Todos esses elementos transmitem uma mensagem sobre quem somos e o que representamos, influenciando a forma como as pessoas nos enxergam e respondem às nossas interações. Por isso, é fundamental que esses aspectos estejam alinhados com a nossa marca pessoal, ou seja, com a imagem que queremos transmitir para o mercado.

    Em outra pesquisa realizada agora pela Universidade de Chicago com 14 mil pessoas apontou que pessoas com boa imagem pessoal ganham 22% mais que as outras, segundo a pesquisa essas pessoas inspiravam mais confiança o que as faziam mais admiradas e requisitadas.

    Ao investir na comunicação não verbal e construir uma imagem pessoal forte e coerente, é possível conquistar novos clientes e aumentar as chances de sucesso profissional dada a percepção de confiança que você emite e que gera valor para o seu cliente. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope e CNI, 62% dos brasileiros tem pouca ou nenhuma confiança nos outros. Isso se dá pela falta de gerar conexões e empatia com as pessoas através da comunicação.

    Por exemplo, um empreendedor que apresenta uma postura confiante e um aperto de mão firme e seguro pode transmitir credibilidade e profissionalismo para seus clientes. Já um profissional que se veste de forma descuidada ou tem uma postura desleixada pode passar uma imagem de falta de comprometimento e pouco profissionalismo. A comunicação não verbal, portanto, pode ser um fator determinante na forma como as pessoas nos percebem e, consequentemente, na decisão de compra.

    Às vezes você tem um produto incrível nas mãos, mas as vendas não acontecem como deveriam porque você não conseguiu gerar conexão com o seu público, você não conseguiu gerar percepção de valor sobre o seu negócio e quem é o cartão de visitas? Você! A comunicação e o marketing permeiam diversas vertentes do seu negócio permitindo inúmeras maneiras de se destacar no meio da multidão. Você só precisa estar atento aos detalhes. A vestimenta, ou o Capital Visual é uma delas e ela pode fazer seu cliente dos sonhos decidir por você ou não.